Treinamento de 50 horas

GESTÃO DA MELHORIA DE QUALIDADE TOTAL

Responsabilidades ambientais

TREINAMENTOS E CERTIFICAÇÕES solicitem informem nome e período do curso via email: tec.recursos@gmail.com
 
prova após solicitar por email com nota superior de 6 a 10 obtenha certificado após depósito bancário.  Valor do pacote de certificações não incluso impressão do material por conta do participante contratante: R$ 70,00 depósito no Banco do Brasil ag. 2692-9 c/c 24016-8 TEC-INSIDE T.I. Enviar por email comprovante de depósito e receberá os testes para obetenção das certificações on site mail.
Material apostilado com todos os direitos reservados aos autores
 

* Melhoria da Qualidade * Sustentabilidade

Nossa responsabilidade ambiental vai de plantar mais até técnicas de melhoria contínua da qualidade sendo Kanban, Kaizen e substituição de produtos abrasivos por soluções com menor porcentagem de álcool ou biodegradáveis à natureza.

Seguimos a lei do PSIU Silêncio da prefeitura ao ambiente de trabalho e com respeito ao horário noturno e política de boa vizinhança.

Reciclagem e Coleta seletiva de lixo, Reuso da água captação da chuva com filtragem em caixa de água à parte para piscina, quintal, área estacionamento.

Padrões de qualidade e sustentabilidade: SA 8000, ISO 9001, 14001 ao 27000.

 

ISO 16949

TQM-Total Quality Management
Poka Yoke, FMEA, APQP, KAIZEN
Sustentabilidade
TPM – Manutenção Produtiva Total

5W2H

CEP - Controle Estatístico de produção e MFA - Market Feedback Analises

Six Sigma

Líderança com líderes Scrum Master, Green Belt, Yellow Belt e Black Belt.

Agradecimento à equipe

A diferença do trabalho em grupo

 

Kaizenkanban e just in time

 
 
 

kaizenkanban just in time são metodologias usadas no contexto da produção por parte da TI TOTAL.

 

 

Kaizen significa mudança para melhor, e é uma palavra de origem japonesa e tem o significado de melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho.

No contexto empresarial, o kaizen permite baixar os custos e melhorar a produtividade. Considerado como o pai do kaizen, o professor japonês Masaaki releva a importância do gemba (termo japonês que significa "local real"), o local de trabalho onde o verdadeiro valor é criado. Além disso, o envolvimento de todos os colaboradores da empresa é essencial no kaizen.

Nos anos 50, os japoneses retomaram as idéias da administração clássica de Taylor autor do just in time e do homo economicus para renovar sua indústria e criaram o conceito de kaizen, que significa aprimoramento contínuo. Essa prática visa o bem não somente da empresa como do homem que trabalha nela, partindo do princípio de que o tempo é o melhor indicador de competitividade, além de atuar de reconhecer e eliminar os desperdícios existentes na empresa, sejam em processos produtivos, produtos novos, manutenção de máquinas ou, ainda, processos administrativos.

Segundo o kaizen, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura da empresa ou no indivíduo. O Sistema de produção da Toyota é conhecido pela sua aplicação do princípio do kaizen.

Para o kaizen, trabalha-se e vive-se de forma mais equilibrada e satisfatória possível, se pelo menos três quesitos forem atendidos: estabilidade financeira e emocional ao empregado, clima organizacional agradável e ambiente simples e funcional.

 

Kaizen e os 5s's

Os 5s's são conceitos que funcionam como base do kaizen:

·         Seiton: sentido de organização do material necessário para a produção de alguma coisa. Desta forma, os funcionários não perdem tempo procurando esses materiais.

·         Seiri: conceito que implica a distinção entre coisas essenciais e não essenciais, separando as duas categorias, para que as coisas menos importantes fiquem guardadas onde não perturbam a atividade normal.

·         Seiso: está relacionado com a limpeza, e indica que as áreas onde é feito o trabalho deve estar asseado, para que a produtividade não seja afetada.

·         Seiketsu: conceito relacionado com a higiene e a manutenção de um ambiente satisfatório e sadio para os trabalhadores.

·         Shitsuke: remete para a disciplina, determinação, honra e retidão de caráter. Princípios que garantem o cumprimento dos anteriores elementos e que facilitam o alcance do sucesso.

 

kanban

kanban é um sistema que indica a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série, permitindo estimular a entrega e a produção de peças.

 

Kanban é um termo de origem japonesa e significa literalmente “cartão” ou “sinalização”. É um conceito relacionado com a utilização de cartões (post-it e outros) para indicar o andamento dos fluxos de produção em empresas de fabricação em série. Nesses cartões são colocadas indicações sobre uma determinada tarefa, por exemplo, “para executar”, “em andamento” ou “finalizado”.

A utilização de um sistema Kanban permite um controle detalhado de produção evitando desperdícios, com informações sobre quando, quanto e o que produzir. O método Kanban foi inicialmente aplicado em empresas japonesas de fabricação em série e está estreitamente ligado ao conceito de “just in time”. A empresa japonesa de automóveis Toyota foi a responsável pela introdução desse método devido a necessidade de manter um eficaz funcionamento do sistema de produção em série.

O Kanban eletrônico (e-Kanban) é utilizado em substituição ao método físico evitando alguns problemas como a perda de cartões e proporcionando mais rapidez na atualização do quadro de tarefas.

Atualmente, o Kanban é muitas vezes usado em conjunto com o Scrum, porque são duas metodologias usadas no desenvolvimento ágil de software. Outro conceito que por vezes é relacionado com Kanban, Just in Time e Scrum é Kaizen, que também tem como objetivo aumentar a produtividade.

Just in time

just in time está relacionado com os sistemas de gestão de produção, e determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa. Adotado por empresas como a Toyota, alguns administradores afirmam que em alguns países ocidentais, o JIT é apenas usado para diminuir o tempo de produção, enquanto que no Japão remete para a quantidade e qualidade exatas, no tempo certo.

Just in time (JIT) significa “no momento certo”. É um modelo japonês que procura eliminar estoques e agilizar a produção. Armazena-se o mínimo de matéria prima em estoque, apenas em quantidade que permita manter o processo produtivo no momento. O número de fornecedores também é reduzido para o modelo funcionar de forma eficiente.

 

 

Sustentabilidade

Desenvolvimento sustentável

 

A autossustentabilidade da árvore retirando através do extrativismo a casca da madeira a cada nove anos faz com que sempre em 18 anos possamos contar com mais utilidades provenientes da madeira: móveis, janelas, portas, papéis, piso tudo que as nações necessitam. É uma prática extremamente valorizada que os países tem de investir pensando na Amazônia evitando as queimadas, extrações e abates.

As usinas parques eólicas economizam combustíveis e o capital social da população em comparações com a energia elétrica.

As placas fotovotaicas ajudam as hidrelétricas, os rios, mares na economia da energia às indústrias, comércios, postes de iluminações das praias, estradas, residenciais e condominiais.

Biocombustíveis sendo um recurso natural renovável e gasodutos e ou gás combustível.

Com a finalidade de preservar o meio ambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras, foram criados programas nacionais:

Procel (Selo com até 50% de economia sobre eletricidade, equipamentos, em edificações) https://www.procelinfo.com.br/main.asp?View=%7b8E03DCDE-FAE6-470C-90CB-922E4DD0542C%7d

Conpet (Derivados do petróleo e gás natural de cozinha)  www.conpet.gov.br/portal/conpet/pt_br/conteudo-gerais/conpet.shtml

Aqua o selo é considerado um dos símbolos de maior eficiência em purificação ao desenvolvimento sustentável. O reuso das águas pluviais, sistemas sensoriais de economia às torneiras e chuveiros.

Led e Leed para as gerações obterem maior produtividade energética com segurança e menor custo.

A ecoarquitetura na utilização desde a folha de cerejeira até os frutos que tornam-se pó transformando-se em cimento concreto usinado às construções, além de cal, tintas extraídos da natureza inclusive porcelanas, os tijolos usinados em fornos provenientes de barros.

Sustentabilidade e seu desenvolvimento hoje é a melhor estratégia nas reuniões de valores aos produtos e serviços mundiais.

Mais que economia aumento do PIB o desenvolvimento é ser cada vez mais inteligente, humano, sendo sócio-política também consumista sendo discípulo de “Deus” nas melhores opções escolhas de produtos com serviços sustentáveis.

• Questão Social: É preciso respeitar a natureza, o ser humano, para que este possa respeitar a natureza. E do ponto de vista humano, a natureza é o mais importante ao meio ambiente. Treinar o ser humano com conteúdos e habilidades ágeis métodos de desenvolvimentos sustentáveis e sua aplicação.

• Questão Energética: Sem energia a economia não se desenvolve. E se a economia não se desenvolve, as condições de vida das populações se deterioram ficando mais elevados os custos devido a escassez.

• Questão Ambiental: Com o meio ambiente degradado, o ser humano aumenta o seu tempo de renovação; atingindo a economia que não se desenvolve muito favorável com a falta de produtos; o futuro não fica insustentável se houver menor preço, qualidade ao plantar mais e colher sempre.

O termo "sustentável" : (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). 

Crescimento sustentado, isto é um ciclo de crescimento econômico constante e durável, porque demora para crescer mas com bases consideradas constantes, estáveis e seguras. De outra maneira, é uma situação em que a produção cresce, em termos reais, isto é, descontando-se a inflação por um período relativamente longo.

Gestão sustentável torna-se a capacidade para dirigir a ascensão de uma empresa, comunidade ou país, através de processos que valorizam e recuperam todas as formas de capital humano, natural e financeiro.

Sustentabilidade comunitária  aplica o conceito de sustentabilidade aos conhecimentos, técnicas e recursos que uma comunidade utiliza para manter sua existência tanto no presente quanto no futuro quando aplicam o que a região produz por exemplo.

Avançar muitos desenvolvimentos é sustentar melhor as companhias e o mundo em que vivemos.

 

 

SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADES SOCIAIS AMBIENTAIS