Os mandamentos do bom administrador público

Os 10 mandamentos do bom administrador público

Dez Mandamentos do Bom Administrador Público

1- Planejamento

2- Cumprimento do planejado

3- Cumprimento da lei

4- Prudência

5- Aprender com a experiência

6- Transparência

7- Documentação dos atos

8-Manter assessoria técnica competente

9- Eficiência e eficácia

10- Ético(a) - ter sempre em vista o interesse público; sem isso, todos os demais mandamentos não tem êxito.

 

 

Fonte: Tribunal de Contas da União

Os Dez Mandamentos

 

 

 

 

 

As leis que Deus nos deixou para sabermos se estamos seguindo a Sua vontade e desta forma estamos obedecendo-o, são os DEZ MANDAMENTOS.

1 - Amar a Deus sobre todas as coisas.
Amar a Deus no próximo, através do nosso irmão. Temos que nos assemelharmos à Ele, e para isso nos temos que;
- Amar a todos
- A todos perdoar.
- A todos servir
- E a ninguém excluir

Santo Agostinho definia que o nosso amor por Deus é assim: "Um conflito entre dois amores: o amor de Deus impelido até o desprezo do amor de si." ou "o amor de si impelido até o desprezo do amor de Deus".

Quando fomos batizados nós nos tornamos cristãos. Isso quer dizer que nós não somos apenas amigos de Cristo, mas que estamos inseridos (fazemos parte) no seu projeto de salvação, de restauração.

Jesus Cristo veio para restaurar a vida das pessoas, da igreja. Ex: nas Bodas de Canaã Ele transformou a água em vinho, deu vida ao filho da viúva de Naim, fez os cegos enxergarem, os surdos ouvirem, os coxos andarem, etc... Nós temos que a exemplo de Jesus Cristo restaurar a vida da sociedade.

E eu restauro a sociedade quando eu ajo com a consciência moral cristã, testemunho Jesus Cristo onde quer que eu esteja, quando luto contra os preconceitos raciais, de cores, níveis sociais.

"Deus só pede o nosso amor" - Leia Mt 22, 34-40

2 - Não tomar seu santo nome em vão.
- Proíbe todo uso impróprio do nome de Deus. 
- Respeito - consequência do amor 
- Jurar usando o nome de Deus

3 - Guardar domingos e festas de guarda
- Assistir e participar das missas - um único dia para adorar e louvar a Deus.

- Descansar 1 a 2 domingos por mês.

4 - Honrar Pai e Mãe
- Respeito aos pais
- Obediência
- Diálogo 

Na primeira parte da vida nós nos perguntamos qual o sentido daquilo que a gente fez, o que a gente é. Na segunda parte da vida nos temos à sabedoria. Na primeira parte nos devemos nos orientar pelos mais velhos porque eles têm a sabedoria e a experiência.

5 - Não matar 
Só Deus tem o direito de tirar a vida, errado:
- Aborto 
- Eutanásia
- Suicídio
- Homicídio

6 - Não pecar contra a castidade
Integração correta da sexualidade na pessoa.
- Namoro 
- Se manter puro (corpo e alma)
- Relacionamento superficial dos jovens

-Não opção à Furnicação, adultério ou prostituição

Pensamento: Sempre que uma pessoa procura um prazer a curto prazo, tem que arrepender-se evitando é necessário dar tempo ao tempo.

7 - Não roubar
- Apropriar-se do que não é seu está incorreto, não furtar
- Roubar a paz

8 - Não levantar falso testemunho
- Matar com a língua.
- Desmoralizar
- Ter misericórdia com o próximo
Quando falar, estar com a pessoa certa, pedir a orientação do Espírito Santo.
Jesus disse: Não é o que entra pela boca que causa mal e sim o que sai da boca.

9 - Não desejar a mulher do próximo
- Respeito ao compromisso assumido pelos outros
- Matrimônio
- A importância da família

10 - Não cobiçar as coisas alheias
- Sermão da Montanha - Mt. 5, 1 - 12
"O SER tem que estar acima do TER"


Compartilhamos as características, no total de 7 da Mulher Virtuosa:

1ª A mulher virtuosa é uma mulher de valor.

"Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias."( Provérbios 31:10) - O valor dessa mulher está acima do monetário (dinheiro), como medir o valor de uma boa mãe? De uma boa esposa? Existem coisas que o dinheiro não compra, e essas atitudes são uma delas! É uma mulher que não pode ser comprada com dinheiro, jóias, presentes. Não negocia seus princípios, pois sabe o seu valor. Valorize-se mulher! Nada impede o marido esposo de presentear a sua amada com o que é possível acessível ao seu bolso.
"A força e a dignidade são os seus vestidos"( Provérbios 31:25a). A mulher virtuosa se veste de dignidade, veste-se sem vulgaridade, sem transparência, sem decotes exagerados, sem roupas muito justas pois a forma que você se veste fala sim quem você é. Guarda a sua sensualidade para o seu marido. A mulher virtuosa é forte, não foge das lutas!

2º  A mulher Virtuosa é trabalhadora:

 

O texto fala muito sobre trabalho. Não foi a revolução feminina da década de 70 que deu o direito da mulher trabalhar dentro e fora de casa, a mulher de provérbios 31 já trabalhava e muito! Deus concedeu essa liberdade! Ela gosta de trabalhar "Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos." ( Provérbios31:13). Tudo o que ela faz é com dedicação " Cinge os lombos de força e fortalece os braços." (Provérbios 31:17). Não é preguiçosa "Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça." (Provérbios 31:27).Ela garante a provisão de sua casa. A mulher virtuosa não deixa faltar nada pro seu marido "O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho." (Provérbios 31:11)

3ª A Mulher Virtuosa zela pelo bom andamento de sua casa

 

" É ainda noite,e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas." ( Provérbios 31:15) Acorda cedo, acompanha o marido antes do trabalho, e os filhos antes da escola. Aquelas que tem pessoas que ajudam nos afazeres domésticos, acompanha o andamento, para que saia tudo do jeito certinho, tem compromisso com o andamento dessas atividades. Não apenas na limpeza, mas organização dos armários e gavetas, roupas limpas e passadas, organizadas no guarda-roupa, etc...

4ª A Mulher Virtuosa é sensível:

 

"Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado."(Provérbios 31:20) Ela é generosa, bondosa, sensível às necessidades das pessoas, sente a dor do outro, é quem percebe a aflição dos filhos, do esposo, mesmo que eles não expressem com palavras. É como um termostato (não um termômetro que só mede a temperatura), mas tem a capacidade de medir, de sentir e controlar a temperatura. Ela determina o clima no seu lar. Se um está chateado com outro, ela promove reconciliação, ela traz uma perspectiva diferente para o momento difícil. A mulher virtuosa muda o foco dos problemas para as oportunidades, ela evita o desgaste emocional com situações sábias apresentadas. É também responsável pelo crescimento espiritual da sua família, promove cultos familiares, refeição juntos para obter comunhão uns com os outros. "No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura." ( Provérbios 31:21-22) Ela cobre sua família com o sangue de Jesus (fazendo menção a lã que aquece, protege e a cor sendo vermelha), ela sustenta, prepara-os para o dia mal.

5ª  A Mulher Virtuosa é sábia com as palavras

 

"Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua." ( Provérbios 31:26) A mulher virtuosa não é de gritaria, não xinga amaldiçoando os filhos. Ela fala com sabedoria, e quando está a ponto de "ebulição" ela ensina com AMOR. O menino é teimoso? Ela profetiza: " Que filho de personalidade forte Deus me deu! Vai usar pra impactar e ganhar almas pra Cristo!". A menina fala muito? Ela profetiza: " Vai ser uma pregadora no Reino!" A menina chora demais? Ela vai profetizar: " Que coração quebrantado! Vais ser do ministério de intersecção!" A mulher virtuosa sabe que é profeta, é mansa, fala baixo, a sua autoridade não vem do volume de sua voz. Não é fofoqueira, não fala mentira, é sempre verdadeira, não fala mal dos outros, não é rixosa, reclamona nem murmuradora. Ela é encorajadora e não acusadora do marido com palavras afiadas e ferinas.

 

6ª - A Mulher Virtuosa faz bem e não mal ao seu esposo todo dia de sua vida

"Ela faz bem e não mal, todos os dias de sua vida." (Provérbios 31:12) A mulher virtuosa encoraja o marido com palavras. Respeitando-o, honrando-o, abre a boca para o elogiar. Fala bem dele e sobre ele. Até as solteiras já fazem bem a seu futuro marido, guardando-se pra ele. Casadas pensem se estão fazendo bem ou mal ao seu marido: será que estou agradando? Será que ele gosta daquela comidinha? Estou suprindo suas necessidades? Estou o honrando estando com ele nas horas difíceis. A mulher virtuosa sabe a quem procurar  para pedir conselho. Impulsiona o marido a atingir todo o seu potencial, ela sacrifica com juntamente com ele pra que estude, se esforce mais no trabalho, pra que ele se aperfeiçoe, pra que ele vá adiante e não desista.

7ª - A Mulher Virtuosa tem uma beleza que não acaba, só aumenta

A vaidade é com equilíbrio, é saudável. "Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." ( Provérbios 31:30) Mesmo que a mulher virtuosa cuide-se bem, vista-se bem, ela não é obcecada pela beleza exterior. "Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua."( provérbios 31:26) Ela sorri diante do futuro, não tem medo da velhice, não se tortura com cirurgias e cirurgias; Ela não quer voltar a ser adolescente, pois a cada dia fica melhor, mais sábia, mais mansa, mais dócil, mais virtuosa!"Levantam-se seus filhos e lhe chama ditosa; seu marido a louva, dizendo: Muitas mulheres procedem virtuosamente mas tu a todas sobrepujas.( Provérbios 31:28-29) Muitas são bastante elogiadas no trabalho, ganham prêmios por seu brilhantismo intelectual, mas dentro de casa são um horror! Seja a mulher virtuosa também e principalmente na sua casa pois sua família foi instituída por Deus!

 

As qualidades são os bons aspectos que uma pessoa possui em sua personalidade e em suas atitudes.

Em oposto aos defeitos, as qualidades das pessoas são os pontos apreciados de sua personalidade, pois seguem os valores e princípios bem-vistos na sociedade e ajudam a cultivar um bom relacionamento com o próximo.

1. Confiança

A confiança é a crença que temos no caráter, nos bons valores e na lealdade de alguém.

Uma pessoa confiável é aquela que transmite honestidade e apresenta bom caráter, ajudando o outro a acreditar em suas boas atitudes e escolhas.

Há também a autoconfiança, que é a capacidade de acreditar no próprio potencial.

2. Criatividade

A criatividade é a característica de criar ou inovar algo, seja no lado profissional ou pessoal.

Uma pessoa criativa costuma ser muito valorizada no ambiente de trabalho, devido à sua originalidade e capacidade de ter pontos de vista e ideias diferentes.

3. Tolerância

A tolerância é a capacidade de perdoar certos erros e aceitar opiniões ou comportamentos que difiram dos seus.

Quem é tolerante aceita que as pessoas são diferentes umas das outras e respeita essas diferenças, seja de pensamentos, ideias, opiniões ou comportamentos.

Além do mais, também tem consciência de que os acontecimentos não estão sob seu controle, por isso consegue administrar as expectativas ao longo da vida.

4. Amorosidade

Pessoas amorosas transmitem carinhoatençãoempatia e respeito para aqueles ao seu redor.

Geralmente, buscam o bem do outro através das próprias ações.

5. Sinceridade

A sinceridade é a característica de ser francahonesta e leal no seu discurso. As pessoas sinceras costumam agir e falar de acordo com as suas ideias e crenças.

Porém, dependendo da ocasião, uma sinceridade impulsiva e imprudente pode transformar a pessoa sincera em inconveniente, mal-educada e até mesmo cruel.

Veja mais sobre sinceridade.

6. Foco

A pessoa focada tem habilidade de se concentrar e cumprir as tarefas e obrigações.

Essa qualidade também é muito admirada no ambiente de trabalho e ajuda a alcançar bons resultados nos planejamentos e objetivos.

7. Extroversão

Pessoas extrovertidas têm grande facilidade em socializar e comunicar. De forma geral, são muito entusiasmadas e alegres.

Os extrovertidos têm muita facilidade em conhecer gente nova e fazer novas amizades ao longo da vida.

8. Disciplina

A pessoa disciplinada consegue realizar tarefas e obrigações, cumprindo seus objetivos, mesmo quando não deseja fazer ou está desmotivada.

A disciplina requer força de vontade quanto ao que deve ou não ser feito. É uma qualidade bastante valorizada no ambiente de trabalho.

9. Flexibilidade

A flexibilidade é o oposto do que é duro ou firme. Sendo assim, alguém flexível é mais maleável e compreensível quanto às circunstâncias e até mesmo com outras pessoas.

Quem possui essa qualidade também se adapta bem às diversas mudanças da vida, tentando encontrar a melhor solução.

Veja também: versátil.

10. Honestidade

A pessoa honesta age de acordo com o que acredita ser correto, ou seja, suas ações são pautadas em seus valores morais e éticos.

Quem é honesto costuma ser coerente nas ações e nos discursos no dia a dia, vivendo de acordo com o que acredita ser verdadeiro e bom.

11. Honra

A honra é a qualidade que indica uma pessoa com virtudes, honesta e com conduta correta, o que a faz ser bem-vista pela sociedade.

Pessoas honradas buscam seguir bons caminhos, principalmente em nome da família e do local onde vivem.

12. Gratidão

Pessoas gratas agradecem qualquer circunstância da vida, seja ela boa ou ruim.

De modo geral, elas conseguem enxergar as pequenas e grandes coisas que acontecem no dia a dia e ter um sentimento de gratidão por isso.

13. Humilde

A pessoa humilde é modestasimples e possui consciência de suas limitações e da capacidade de errar e acertar.

A humildade tem a ver com a modéstia e a simplicidade. Uma pessoa simples não é pretensiosa ou vaidosa.

14. Valentia

A valentia está ligada à força e à coragem de encarar a vida e seus acontecimentos.

Uma pessoa valente é mais conhecida por enfrentar situações difíceis, que fariam muitas pessoas desistirem.

15. Otimismo

O otimismo é a capacidade de enxergar as coisas boas acima das ruins.

Uma pessoa otimista vê o lado positivo das situações e fica satisfeita com o que acontece em sua vida, acreditando que tudo é um aprendizado e que sempre há algo bom para acontecer.

16. Determinação

Quem é determinado persiste firmemente para conseguir o que quer e alcançar seus objetivos.

São pessoas que acreditam muito nas suas metas e têm coragem para ultrapassar qualquer obstáculo e ir atrás do que desejam.

17. Pontualidade

Uma pessoa pontual é responsável com os prazos e compromissos combinados. As pessoas pontuais são conhecidas por serem disciplinadas e corretas com os seus afazeres.

No local de trabalho, a pontualidade é uma das qualidades mais apreciadas.

18. Persistência

A persistência é a característica de seguir sempre em frente para cumprir um objetivo, independentemente dos obstáculos.

Essa qualidade tem relação com o foco e a capacidade de superar problemas a todo o tempo, sem desistir do seu propósito, mesmo que isso signifique recomeçar o processo inúmeras vezes.

19. Prudência

Pessoas prudentes evitam perigos e são precavidas. É a qualidade de quem busca evitar consequências ruins através de ações.

Uma pessoa prudente é mais conhecida por ser moderada, sensata e por pensar antes de falar e agir.

20. Resiliência

A resiliência tem a ver com a habilidade de manter o equilíbrio emocional e psicológico ao sofrer grandes mudanças na vida, superar problemas ou lidar com situações complicadas.

Veja mais sobre resiliência.

21. Calma

A calma é a característica de quem consegue enfrentar as situações com tranquilidade, ou seja, com pouca ou nenhuma tensão física, ou mental.

As pessoas calmas enfrentam situações difíceis de maneira mais pacífica e conseguem ponderar e observar melhor as próprias ações e as de outras pessoas.

22. Maturidade

A maturidade é a capacidade de estar bem desenvolvida emocional e psicologicamente para lidar com a própria vida e com pessoas ao seu redor.

Também pode ser associada à sabedoria.

23. Observadora

Uma pessoa observadora está atenta ao que acontece ao seu redor e presta atenção nos detalhes.

Alguém com essa característica tem uma compreensão mais precisa das situações, o que a leva a tomar decisões mais acertadas.

24. Ponderada

A pessoa ponderada é considerada sensata e equilibrada. Geralmente é cuidadosa nas ações e nos julgamentos, porque examina tudo com cautela e atenção.

25. Respeito

O respeito é a qualidade que ajuda as pessoas a lidarem umas com as outras com reverênciaatenção e cuidado, não importa quem seja.

Mostrar respeito é valorizar o outro e aceitar as suas opiniões, diferenças e escolhas.

Veja mais sobre o respeito.

26. Altruísmo

O altruísmo é a capacidade de não ser egoísta e buscar ajudar o próximo em diferentes situações.

O altruísta enxerga as necessidades dos outros, ajudando-os em momentos difíceis ou importantes da vida.

Veja mais sobre o altruísmo.

27. Zelo

Pessoas zelosas cuidam com carinho e atenção de algo ou alguém, o que explica as expressões “mãe zelosa” ou “pai zeloso”.

Também são conhecidas pela cautela com suas tarefas e obrigações, procurando exercer atividades com maior cuidado e atenção.

28. Tenacidade

Pessoas tenazes são capazes de agir de forma perseverante. Elas acreditam fielmente em suas ideias e possuem obstinação para seguir seu propósito e atingir seus objetivos.

29. Organização

A organização é a capacidade de estruturar bem o dia, organizando as tarefas em ordem de prioridade. Pessoas organizadas costumam ser eficientes e mais precavidas em relação a imprevistos.

Dentro desta característica, há também a habilidade de manter espaços físicos organizados.

30. Compreensão

Pessoas compreensivas são aquelas que entendem de forma empática outra pessoa, seja compreendendo seu ponto de vista, suas ideias ou suas ações.

Quem possui essa qualidade também costuma ser tolerante, ou seja, aceita as diferenças e entende a individualidade do outro.

31. Positivismo

A pessoa positiva enxerga o que há de mais benéfico nas situações e nas outras pessoas. Quem é positivo foca no melhor das circunstâncias e pessoas.

32. Responsabilidade

A responsabilidade é a capacidade de assumir as próprias ações e decisões.

Uma pessoa responsável também cumpre com suas obrigações e tarefas, não importa o que aconteça.

33. Bom ouvinte

O bom ouvinte é capaz de ouvir o outro atentamente, sem interrompê-lo para opinar sobre o que está sendo dito.

Os bons ouvintes têm o que a psicologia chama de “escuta ativa”, ou seja, quando uma pessoa consegue compreender a outra e estar plenamente atenta ao que está sendo falado, sem julgamentos.

34. Eloquência

Eloquência é a qualidade de convencer ou se conectar com os outros por meio da fala.

Uma pessoa eloquente consegue se comunicar de forma correta, persuasiva e expressiva.

35. Lealdade

Lealdade é o sentido de respeito pelos próprios sentimentos e os dos outros. É quem cumpre os compromissos que assumiu consigo mesmo ou com os outros.

Uma pessoa leal age de forma respeitosa e comprometida diante de valores, outras pessoas ou até de instituições (como igreja, Estado, entre outros).

36. Independência

Uma pessoa independente tem autonomia para tomar decisões ao longo da vida. Quem possui essa característica não depende de outras pessoas, nem mesmo de circunstâncias, para decidir o que deseja fazer.

37. Ambição

Muitas vezes, a ambição é conhecida como uma característica ruim, porém, é a capacidade e vontade que uma pessoa tem de alcançar seus objetivos, que configuram sucesso para ela.

Essa qualidade pode ser classificada como uma obstinação intensa e determinada em alcançar um objetivo, seja ele financeiro, profissional, bens materiais ou outros.

38. Sensibilidade

A sensibilidade é a facilidade de demonstrar os sentimentos ou de falar sobre eles.

Uma pessoa sensível também consegue entender as emoções ou o sentimento do outro.

39. Meiguice

Pessoas meigas são amorosascalmascarinhosas e passam uma sensação boa, de afabilidade, em sua fala e em suas atitudes.

40. Agilidade ou Praticidade

Pessoas práticas ou ágeis conseguem resolver problemas com facilidade, encontrando a melhor e mais rápida solução para uma questão.

Pessoas com essa qualidade são muito valorizadas no mercado de trabalho, porque criam estratégias para solucionar problemas facilmente, além de exercerem as tarefas de modo rápido e eficaz.

41. Assertividade

Pessoas assertivas falam e agem de maneira diretaprática e com segurança na fala e nas ideias.

Elas geralmente são muito seguras do que estão defendendo ou decidindo, o que também demonstra a responsabilidade que têm com as próprias ideias.

42. Carisma

Uma pessoa carismática é aquela que desperta admiração, respeito ou fascinação de outras pessoas.

Pessoas com essa qualidade são conhecidas por atrair a atenção pela sua simpatia e boa comunicação.

43. Sabedoria

A sabedoria está diretamente ligada à sensatez, ao equilíbrio e ao conhecimento ou à maturidade.

Uma pessoa sábia se expressa e se comporta de acordo com a razão, a moral e o senso, com maturidade e ponderação.

44. Senso de humor

A pessoa bem-humorada tem a capacidade de perceber o mundo, os outros ou a si mesma do lado mais engraçado.

Mais do que uma qualidade valorizada pelos outros, ter senso de humor é necessário para uma vida emocional saudável.

45. Empatia

Ter empatia é conseguir identificar as necessidades do outro.

Uma pessoa empática é capaz de se colocar no lugar do outro, procurando pensar ou sentir da mesma forma que o outro pensaria ou se sentiria em certa ocasião.

Leia mais sobre a empatia.

46. Generosidade

A generosidade é a qualidade de compartilhar, evitando o interesse ou o lucro pessoal. Quem é generoso pode até se sacrificar em prol de outra pessoa, demonstrando sua bondade.

A generosidade está associada à solidariedade e à empatia, uma vez que estas duas qualidades são necessárias para fazer uma doação ao outro ou estar disponível para ajudar de forma genuína.

47. Proatividade

A proatividade é a qualidade de tomar iniciativas e desenvolvê-las, o que mostra a criatividade e a capacidade empreendedora das pessoas.

É muito prestigiada em ambientes de trabalho, pois antecipa cenários e fornece respostas e estratégias mais práticas e eficientes.

Veja também: proatividade e 5 atitudes de uma pessoa proativa.

48. Paciência

Paciência é a qualidade de aprender a esperar por alguém ou por algo. Requer humildade, atenção e muita força interior.

Leia também: